terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Fogo colorido

A séculos , na China , os primeiros fogos de artifício foram criados. Inicialmente eram apenas feitos com pólvora , substância rescem descoberta na época. Com o passar dos anos , for atribuidos na mistura novas substâncias que eram capazes de mudar as cores da queima. Hoje sabemos como isso é feito .
Existem alguns íons de certos metais , que quando aquecidos sao capazes de expressar uma caracteristica visível do metal. Alguns deles e suas respectivas cores :
Cobre:azul-esverdeado Cálcio:vermelho
Potassio:lilás Arsênio: branco
Sódio: Amarelo Boro: verde

Um experimento básico para testar essas cores , é a espectroscopia de cor em chama , que consiste em expor ao fogo uma certa quantidade de um sal do determinado metal.

Utilizando um arame , molde um anel com uma haste . Em seguida borrive agua destilada no anel e o mergulhe no sal do metal . (normalmente sao usados cloretos , como cloreto de potassio , sodio , calcio , porem sulfato de cobre , acido borico e trioxido de arsenio tambem sao bem utilizados). Por fim , leve o anel com o sal "grudado" diretamente a chama de um bico de bunsen e veja os resultados.

Obrigado